GRUPO DE PESQUISA

GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA SOBRE A IDENTIDADE HUMANA - CNPQ

Situação do grupo: Certificado

Ano de formação: 1983

Líder(es) do grupo: Cecília Pescatore Alves e Aluísio Ferreira de Lima

Área predominante: Ciências Humanas; Psicologia

Instituição do grupo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Unidade: Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Fundado pelo Dr. Antonio da Costa Ciampa, desde seu início o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana (PUCSP) tem se caracterizado como interdisciplinar e interinstitucional e aberto à participação de estudiosos de outras áreas. A difusão desta linha de pesquisa vem se ampliando constante e gradualmente, desde a publicação em 1987 do livro "A estória do Severino e a história da Severina", o qual tem servido de referência básica para a grande maioria dos trabalhos realizados pelo grupo. Possui parceria com o Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica – PARALAXE, liderado pelo Dr. Aluísio Ferreira de Lima da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente o grupo está sendo liderado pela Dra. Cecília Pescatore Alves. A produção desta linha de pesquisa pode ser verificada na quantidade de teses, dissertações e pesquisas de iniciação científica já defendidas.

LINHAS DE PESQUISA

Identidade Social e Metamorfose Humana:

1- Desenvolver fundamentos conceituais, metodológicos e históricos da proposta teórica de identidade humana como metamorfose.

2- Analisar condições e possibilidades de humanização e desumanização no mundo contemporâneo, considerando aspectos tanto emancipatórios quanto regulatórios.

3- Estudar personagens sociais que, num contexto social e histórico, constituem-se como referenciais identificatórios

4- Examinar produções simbólicas que se expressam como políticas de identidade, normativas.

Palavras-chave: Emancipação Humana; Identidade Humana; Metamorfose Humana; Narrativas; Psicologia Social; Políticas de Identidade.

Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Psicologia > Psicologia Social.

PROJETOS DE PESQUISA

  • Identidade-Metamorfose-Emancipação – Uma teoria em construção: A presente proposta se constituiu a partir da concepção da Psicologia Social Crítica no Brasil que, ao considerar os fenômenos psicológicos como resultado de um processo de constituição social do indivíduo, deu relevância ao estudo sobre a identidade humana. Define-se, assim, como objetivo desta investigação: compreender a contribuição das produções de Identidade, na perspectiva da psicologia social crítica e adensar a produção de uma teoria sobre identidade, em construção. Propõe-se levantar as dissertações e teses defendidas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, assim como as defendidas em outras Universidades que contemplem a temática identidade na perspectiva da psicologia social crítica. O critério de escolha das produções, para a elaboração da análise, será contemplar a diversidade de contextos e personagens sociais, a interdisciplinaridade, as reflexões teóricas e metodológicas. A análise será elaborada a partir de: os sentidos atribuídos ao conceito de identidade, ao método de investigação e aos pressupostos teóricos utilizados, respeitando a relação dialética, bem como o movimento da totalidade e das partes. A última etapa se concentrará nas narrativas dos pesquisadores escolhidos – dentre os trabalhos analisados – que atendam ao critério de representatividade na repercussão da teoria em construção, isto é, na busca de casos emblemáticos buscará compreender os significados do narrado e os sentidos atribuídos pelo narrador.

  • Meu eu habita um corpo, meu corpo me faz quem eu sou? Um estudo sobre identidade e corpo (Iniciação Científica): Essa proposição parte dos pressupostos de que o corpo feminino ao longo da história foi controlado e que as relações do mundo globalizado possibilitaram a imagem do corpo feminino sofrer imposições de padrões pelo mercado e pelos meios de produção. Neste contexto o presente estudo se propõe estudar a identidade da mulher gorda fundamentado nas proposições teóricas de Ciampa sobre identidade como um processo contínuo de metamorfose, que se constitui social e historicamente através da atividade. O método de pesquisa escolhido refere-se a narrativa de história de vida e projeto de futuro, narrado por três mulheres gordas jovens, que serão escolhidas por acessibilidade, uma de cada classe social (A, B, C). A análise das narrativas obedecerá ao critério dialético, tendo como partida as manifestações de desejos, emoções, experiências e identificações contidas na representação do eu. Além das interligações entre as diferentes manifestações buscar-se-á identificar as condições sociais e historicamente engendradas que são reunidas em torno do indivíduo constituindo-se enquanto possibilidades identitárias. Serão respeitados todos os critérios éticos para pesquisa com seres humanos.

  • Políticas de identidade e políticas públicas de educação (Iniciação Científica): Essa proposição parte dos pressupostos de que a política educacional se constitui como uma política de identidade e que a escola se revela como uma instituição socializadora, em que se processam identidades, assim como é a escola local em que ocorre a intersecção de várias culturas. O problema deste projeto se estabelece na identificação e análise dos paradoxos produzidos nas relações efetivadas no interior da escola e as possibilidades de identidades em emancipação, isto é, como a escola, enquanto instituição educativa, tem se posicionado no que se refere à constituição do sujeito e no que diz respeito à emancipação humana? Neste contexto define-se como objetivo geral identificar, analisar e compreender criticamente as políticas públicas de educação como políticas de identidade na constituição do sujeito.