EQUIPE

A atual equipe é composta por orientandos da Prof.ª Dra. Cecília Pescatore Alves, coordenadora do NEPIM, alguns ex-orientandos que seguem participando das atividades do Núcleo, alunos de outros programas de pós-graduação da PUC-SP, além de convidados externos.

  • Prof.ª Dra. Cecília Pescatore Alves: Psicóloga com mestrado (1990) e doutorado (1997) em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora aposentada da Universidade de Taubaté (desde 2011). Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando na graduação do curso de Psicologia e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade- Metamorfose. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade humana e metamorfose; políticas públicas, educação e cultura. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana na linha de pesquisa Identidade Social e Metamorfose Humana e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Práxis Contemporâneas. Sócia da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, presidente da entidade na gestão 2000-2001, vice presidente coordenando a Regional São Paulo por três gestões (1993-1994; 1995-1996; 2010-2011) e atualmente pertencente ao núcleo do Vale do Paraíba - Regional São Paulo. Sócia da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP e na gestão 2003-2005 foi membro integrante da diretoria nacional.

  • Prof.º Dr. Juracy Armando Mariano de Almeida: Possui graduação em Ciências Sociais (1969), mestrado (1999), doutorado (2006) e pós-doutorado (2018) em Psicologia Social pela PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade e metamorfose, emancipação, idosos e cidadania.

  • Bruno Yoshio Hara: Advogado e Psicólogo. Pós-graduado em Direito de Família e Sucessões; Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem; Direito Civil e Direito Processual Civil. Mestrando em Psicologia Social pela PUC-SP. Presidente da Comissão Especial Psicojurídica da OAB Subseção de São Miguel Paulista (Gestão 2022-2024). Mediador de Conflitos e Conciliador certificado pela Escola Paulista da Magistratura de São Paulo e pelo Conselho Nacional de Justiça. Docente e Mediador de Conflitos na CAMCESP - Câmara de Arbitragem, Mediação, Conciliação e Estudos de São Paulo. Mediador independente da Câmara de Mediação da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Expositor da Oficina de Parentalidade e Divórcio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC do Foro Regional de São Miguel Paulista e de Mairiporã.

  • Claudio Ramos de Souza dos Santos: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017) e mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP (2020), onde integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Identidade Humana do CNPq, pesquisando sobre Identidade e Negritude.

  • Diane Portugueis: Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), especialista em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2006), aprimorada no curso de Saúde Pública e prevenção pela University of applied sciences Magdeburg-Stendal (FH) da Alemanha (2009), aluna no programa Master of Sciences de Psicologia da Família da Universidade Otto von Guericke em Magdeburgo-Alemanha (2009-2011), mestre em Psicologia Social pela PUC-SP (2013), doutora pelo mesmo Programa (2018), com estágio doutoral no IMIS- Institut für Migrationsforschung und Interkulturelle Studien Universidade de Osnabrück, bolsista pelo edital Capes/DAAD. Atual pós-doutoranda junto ao NEPIM. Áreas de interesse: Psicologia Social, Identidade, Pesquisa em migração, Processos de subjetivação, Interculturalidade, Relações transnacionais e Redes.

  • Felipe Corrêa dos Santos: Graduado em Psicologia pela Universidade de Araraquara (UNIARA), onde fundou a Associação Atlética Acadêmica de Psicologia (A.A.A.P.U.A). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integrante do Coletivo de pesquisadores e pesquisadoras negros(as) Neusa Santos. Estudo e pesquisa em relações étnico-raciais, psicologia antirracista, educação, identidade metamorfose, problemas/dialéticas sociais, descolonização e psicologia social crítica.

  • Fiori Simões Zamproni: Graduado em Psicologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colaborou no livro “Psicologia – reflexões e ações” com o capítulo “A formação subjetiva do homem inserido em uma cultura sexista”, publicado pela editora da Universidade de Taubaté. Foi autor da pesquisa “População em situação de rua a realidade social”, que posteriormente se tornou um projeto fixo no Abrigo Institucional de Taubaté. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade e Metamorfose (NEPIM). Atua em pesquisas relacionadas à relações étnico-raciais, identidade e construção da masculinidade, feminilidade, gênero e sexismo na linha da psicologia sócio-histórica.

  • Gustavo Rocha de Moraes: Graduado em Psicologia pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e mestrando em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose. Professor voluntário na disciplina de Produção e Interpretação de Textos no cursinho pré-vestibular popular “Liberte-se!”, situado na Escola Municipal Profº Daniel Verano, Votorantim, no período de julho de 2017 a outubro de 2018. Atua como psicólogo clínico desde então.

  • Mirella Martins Justi: Psicóloga, mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e doutoranda em Psicologia Social pela PUC-SP. É membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Identidade Humana do CNPq. É sócia fundadora do Instituto de Psicologia Essência e presidente da Associação de Apoio à Saúde Mental (ASAS), onde desenvolve e coordena, desde 2007, a Oficina Terapêutica. Desde 2014 atua como coordenadora do curso de Psicologia do UniSALESIANO de Araçatuba, onde atua como professora e supervisora clínica de cursos de graduação e ministra aulas para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Atua principalmente com os seguintes temas: Saúde Mental, Clínica Humanista, Oficinas Terapêuticas, Plantão Psicológico, Qualidade de Vida, Identidade, Povos indígenas, Educação de povos indígenas, Xavante.

  • Nelson Fernandes Bonifácio Junior: Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2001), mestre em Psicologia Social pela Universidade São Marcos (2004) e doutorando em Psicologia Social pela PUC-SP. Mantém seus interesses acadêmicos em identidade, políticas de identidade, emancipação, imagem e movimentos sociais. No momento procura as relações do audiovisual e a afetividade com as singularidades identitárias em movimento.

  • Suélen Cristina de Miranda: Doutoranda e Mestra em Psicologia Social pela PUC-SP, integrando o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) e extensão universitária como Analista de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, e mantém seus interesses acadêmicos voltados para Psicologia Social, Identidade e Migração.

  • Vanessa Meirelles: Mestranda em Psicologia Social pela PUC-SP, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana. Psicopedagoga clínica. Pedagoga e Professora de Suporte ao Ensino na Escola Inglesa Saint Paul’s onde desenha os trajetos de formação continuada dos profissionais aí envolvidos em processos de ensino-aprendizagem. Co-fundadora e coordenadora de projetos da FabricAções, atualmente trabalha na (co) criação, execução e monitoramento de projetos promotores da autonomia do indivíduo. Bolsista da OIT/ONU em ações de fomento ao desenvolvimento de áreas rurais no Brasil.

EX-ORIENTANDOS

  • Ademir Lima de Oliveira: Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP (2019) e mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2012). Curso de especialização em Comunicação Social pela Universidade São Francisco (2003) e MBA - Gestão em educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Especialização em Formação pela Pontificia Univercitá Salesiana - Roma (2009). Possui graduação em teologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2005) e graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1999).

  • Alfredo César da Veiga: Graduação em Filosofia, História, Teologia e Psicologia. Mestre em Estética e História da Arte pela USP, Doutor em História Social pela FFLCH-USP e doutorado em andamento em Psicologia Social pela PUC-SP. Membro da International Association for the Psychology of Religion, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e da Sociedade Brasileira de Psicologia. Pesquisador na área da Educação e das relações entre o emocionar e a alfabetização na idade adulta.

  • Alessandro de Oliveira Campos: Psicoterapeuta. Doutor (2013) e Mestre (2007) em Psicologia Social pela PUC-SP, membro colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade-Metamorfose (NEPIM). Foi professor visitante da Unifesp campus Baixada Santista (2018/2019). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Membro do Coletivo Redes Pretas de Psicologia. Colaborador do projeto Estudios Afroaméricanos - "Aportes africanos a las culturas de Nuestra América". Coordenador do grupo de masculinidades "homem à homem". Tem experiência na área de Psicologia e Educação, Psicologia e Saúde, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente com os seguintes temas: identidade, metamorfose humana, relações étnico-raciais, autonomia, saúde mental, masculinidades, tradição e memória.

  • Aline Moura de Melo Souza: Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP (2007) e Mestre em Psicologia da Educação pela mesma universidade (2001). Especialista em Gestão na administração Pública (2013), possui graduação em Psicologia (1998) e em Engenharia Elétrica (1992) pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência na área de docência, educação infantil, consultoria em projetos sociais, treinamento e desenvolvimento. Atualmente, trabalha como Analista de Recursos Humanos na Agência Nacional de Energia Elétrica desenvolvendo projetos na área de Gestão do Conhecimento e Gestão de Competências Gerenciais.

  • Aluísio Ferreira de Lima: Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Associado II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Família UFC/FIOCRUZ/RENASF). Colabora como Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP. É atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq, desde 2016, no âmbito do projeto “Coisas Frágeis”. Atua como orientador estrangeiro do Programa de Fundamentos Históricos y Políticos de las Prácticas Psicológicas del Instituto de Fundamentos y Métodos en Psicología da Universidad de la Republica - UDELAR/Uruguai. Líder do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC.

  • Ana Maria Melo e Souza: Psicóloga clínica e social. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP (2018). Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD - MS (2009). Graduada em Psicologia (2002) e Comunicação Social / Jornalismo (1990) pela Universidade de Mogi das Cruzes, UMC - SP. Docente do Ensino Superior desde 2004, em cursos de Psicologia, Serviço Social, Comunicação Social, Gestão em Recursos Humanos e outros. Atua nas áreas Clínica, Psicologia Social e Comunitária, em avaliações psicológicas, orientações, laudos e psicoterapia, em modo presencial e online. Desenvolve estudos, cursos e palestras nos temas: identidade, cultura, comunicação, relações interpessoais, saúde indígena, gênero.

  • Angelo Brigato Ésther: Pesquisador e Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Departamento de Ciências Administrativas, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFJF). Pós-doutor pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra (Portugal). Doutor e Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Como pesquisador, tem interesse nos seguintes temas correlacionados: identidade; universidade (história, identidade e gestão); trabalho; organizações e políticas públicas. Na UFJF, coordena o Grupo de pesquisa SOCIUS; sendo investigador do CEIS20, e ex-membro do Grupo de pesquisa NEPIM, da PUC/SP (Psicologia Social). Professor permanente do PPGA em Administração da FACC/UFJF, o qual coordena desde junho de 2018.

  • Carolina Mirabeli Sanches Leite Cardoso: Psicóloga (2002) e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP (2016). Pós graduação em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Israelita Albert Einstein (2020) e Pós Graduação em Consultoria Interna de Recursos Humanos pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2004). Coaching de Saúde, Carreira e Vida pela Sociedade Latino-americana de Coaching. Constelação Familiar Sistêmica pela Instituto Bert Hellinger. Hipnose Clínica e Ericksoniana pela Uniabrath. Aromaterapia, Cromoterapia e Cristaloterapia. Membro do PROSER (Espiritualidade e Saúde Ipq), da rede Latino-americana de Orientación Profesional e da Associação Luso-brasileira de Psicologia Transpessoal. Temas de interesse: Psicologia Clínica, Espiritualidade e Saúde, Educação, Imigração/migração, Identidade, Desenvolvimento de pessoas, Orientação Profissional, metamorfose, História Oral, Narrativas, Carreira, Resiliência.

  • Clara Scaldelai do Nascimento: Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2016) e mestranda em Psicologia Social pela PUC-SP. Ampla experiência na política de assistência social, atuando tanto em órgãos públicos quanto organizações da sociedade civil de forma contundente há 6 anos. Participação em coletivos e organizações comunitárias de luta pelos direitos sociais. Atualmente integrante da rede socioassistencial de São Bernardo do Campo/SP. Mantém seus interesses acadêmicos em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Social, sob a temática de Políticas de Identidade, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

  • Daniel Ribeiro da Silva: Possui graduação em Psicologia (2009) e especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2011) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira pela USP (2019). Mestrando em Psicologia Social pela PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Social.

  • Darci Donizetti Da Silva: Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (1990), graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (2001), mestrado em Ciências da Religião pela PUC-SP (2006) e Doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP (2019).

  • Débora Laís Silva de Oliveira: Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2014) nas linhas de atuação em Psicologia Escolar e Psicologia Social e do Trabalho. Mestra em Psicologia Social na PUC-SP, com pesquisa em Identidade e Trabalho doméstico, integrando o Núcleo de Pesquisa em Identidade-Metamorfose (NEPIM). Participou de cursos de monitoramento e apresentação do acervo histórico da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré ao público (2010) e de cursos de monitoramento e apresentação da Vida de Edgar Roquette-Pinto ao público (2012) - ambos oferecidos pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), onde atuou como monitora. Foi vinculada ao projeto “Estudo de caso da implantação do Projeto UCA em Rondônia” e mantém-se como colaboradora do projeto “Alternativas para enfrentamento da violência na educação básica: uma demanda à psicologia escolar”.

  • Fernando César Paulino-Pereira: Possui graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1994), graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), doutorado (2006) e pós-doutorado (2015) em Psicologia Social pela PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, educação, psicologia social, comunidade, promoção e prevenção de saúde, emancipação, processos grupais.

  • Lais Claro Oliveira: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (2015) e mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP (2018), com pesquisa em Identidade e a arte do Grafite, integrando o Núcleo de Pesquisa em Identidade-Metamorfose (NEPIM).

  • Marcelo Alves dos Santos: Doutor (2019) e Mestre (2010) em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor Assistente em Período Integral (PPI) no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas, onde atua como Coordenador de Estágio e Protagonismo Estudantil (CCT-Campinas) e Professor de Pós Graduação. Professor e Supervisor convidado da Faculdade de Medicina do ABC (2014 a 2015). Participante do NELO (Núcleo de Estudos em Liderança e Diversidade nas Organizações). Pesquisador convidado no Núcleo de Ciências Sociais da Universidade de Campinas (UNICAMP, 2014) e no grupo PAGU (UNICAMP, 2012). Psicólogo Clínico com ênfase em Relações Interpessoais e Pesquisa.

  • Mariana Malvezzi: Psicóloga (PUC-SP, 1996), Psicanalista (CEP, 2015), Mestre em Psicologia Organizacional (Universidad de Belgrano, 2003), Doutora em Psicologia Social (PUC-SP, 2011). Pós doutoramento em Psicologia Sócio-Ambiental (IP-USP, 2017). Possui consultório particular de psicologia e atua também como professora na graduação e na pós graduação da ESPM-SP. Tem experiência de trabalho internacional e em empresas nacionais na área de psicologia atuando principalmente com os seguintes temas: psicologia social, identidade, cultura e sustentabilidade.

  • Mariana Serafim Xavier Antunes: Mestra (2010) e Doutora (2015) em Psicologia Social pela PUC-SP. Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Psicoterapeuta em consultório particular. Pesquisadora do Grupo Interdiscplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana (NEPIM) e do Núcleo Inanna de Pesquisa (NIP), ambos vinculados à PUC-SP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social, núcleo São Paulo (ABRAPSO). Atualmente desenvolve pesquisa sobre temas em identidade, projeto de vida e itinerários psicossociais, ciberativismo, epistemologia científica e estudos feministas.

  • Maristela Sousa e Freitas: Mestra em Psicologia Social pela PUC-SP (2018), integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose. É membra da equipe de gestão do Núcleo São Paulo da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) e foi integrante da comissão científica do XX Encontro Nacional de Psicologia Social (ENABRAPSO 2019). Concluiu especialização em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes - São Paulo em (2002) e Graduação em música - bacharelado em instrumento pela Faculdade Carlos Gomes - São Paulo (1984). Possui experiência em Educação Musical, Musicoterapia, Musicoterapia PET e aulas de instrumentos musicais (violão e flauta doce). Mantém seus interesses acadêmicos relacionados a musicoterapia em acolhimento institucional e a constituição identitária de jovens que passam/passaram por acolhimento institucional.

  • Marta Bartira Meirelles dos Santos: Graduada em Psicologia (1991) e Mestra em Psicologia social (1995) pela PUC-SP, onde integrou o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana e estagiou como psicóloga social voluntária no Núcleo de Trabalhos Comunitários. Doutoranda no Programa de Psicologia Médica e Psiquiatria da UNICAMP, onde participou do Grupo de Pesquisa Auto-Organização CLE. Formada no Centro Laban de Dança e Arte do Movimento do Brasil/SP (1997-2002). Servidora pública municipal de Valinhos/SP (desde 1999) tendo prestado serviços no SUS e SUAS. Atualmente vinculada à Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher (CEPM) desta cidade. Co-criação de uma abordagem, crítica e sistêmica, de grupo/organizações denominada Grupo Operativo Lúdico (GOL). Interesse acadêmico voltado para o campo da Psicologia social, Políticas Públicas, Abordagens Sistêmicas/Complexas, Educação, Dança e Mídias sociais.

  • Pricila Gunutzmann: Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano (2002), mestra (2012) e doutora (2017) em Psicologia Social pela PUC-SP. Pesquisa temas ligados a identidade, poesia, saraus e literatura. Docente em cursos de graduação, na área de Psicologia e Psicologia do Trabalho. Docente em cursos de pós-graduação ministrando aulas sobre psicologia do consumidor, treinamento e desenvolvimento. Realiza atendimentos de orientação e reorientação profissional na área clínica. Atua como psicóloga clínica com abordagem psicanalítica, atendendo adultos e jovens com depressão, problemas de relacionamento e doenças do trabalho (burnout).

  • Sérgio Silva Dantas: Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP (2013), com Mestrado em Administração (Marketing) pela FEA-USP (2006) e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (2003). Atualmente é professor em tempo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo trabalhado por 10 anos em áreas de gestão e desenvolvimento de produtos na indústria financeira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, identidade, cultura de consumo, consumo da baixa renda, consumo de lazer e consumidor jovem.

  • Sheila Ferreira Miranda: Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP (2013), Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei (2009) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade (2006). Atualmente, é Professora Adjunta II no Departamento de Psicologia da UFSJ, lotada no curso de Medicina e Presidente da Comissão de Heteroidentificação Racial da Pró-Reitoria de Ensino da UFSJ. Tem experiência na área de Psicologia e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades, processos psicossociais, análise institucional, estigma, gêneros, sexualidades, saúde da população LGBT+ e relações étnico-raciais.

  • Simone Jörg: Pós-doutoranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Doutora e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Especialização pelo INSTITUT DE RECHERCHE EN PSYCHOTHÉRAPIE, de Paris (2012). Experiência na área de Psicologia desde 1995, com ênfase em Psicologia Social, Clínica e Organizacional. Atendimento clínico-social a crianças, adolescentes, adultos, famílias e grupos. Docente universitária em cursos de graduação. Coordenação do NEPP - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e do NDE - Núcleo Docente Estruturante. Coordenação de projeto de pesquisa e extensão com comunidades indígenas do extremo sul da Bahia. Elaboração e implantação de cursos para o treinamento e desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais a empresas. Qualificação Profissional e Orientação Vocacional a pessoas com deficiência visual e auditiva.

  • Vinícius Furlan: Foi professor da UNESP e Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) e atualmente é professor e supervisor universitário da Universidade Metodista de Piracicaba. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, possui Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Membro do Grupo de Pesquisa "PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica", da UFC. Membro do NEPIM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose), da PUC-SP. Membro associado da ABRAPSO, compondo a atual diretoria da Regional ABRAPSO São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Política da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia. Têm experiência em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Política, Psicanálise e Filosofia Política.

CONVIDADOS

  • Augusto Braga: Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (2001). Experiência em mediação de grupos e gestão de pessoas, com ênfase na área social. Pesquisador membro integrante do NEPIM – Núcleo de estudos e pesquisas sobre identidade humana da PUC-SP. Atuou por muitos anos na FEBEM junto ao público menor infrator no cumprimento de medidas socioeducativas. Clinica e conduz projetos em escolas da rede pública e privada, nos estados da região Sudeste. Supervisor de equipes de profissionais da rede de assistência pública, em espaços geridos e ofertados pelo terceiro setor, tais como creches, SAICAS, CRAS e afins. Cofundador e atual presidente da associação socioeducacional FabricAções.

  • Camila Marques Leoni Kitamura: Graduada em Direito pela Universidade de Sorocaba (2005), especializada em Direito e Relações do Trabalho pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2012) e mestranda do Curso de Ciências Sociais pela PUC-SP, onde integra o Observatório do Racismo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e mantém seus interesses acadêmicos relacionados a Violência contra as mulheres e o Feminicídio.

  • José Paulo Ramos dos Santos: Jurista, mestrando em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Graduação em Direito pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (2017). Pesquisador Colaborador do Instituto de Estudos da Complexidades do Rio de Janeiro e Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Integrante do Núcleo de Pesquisa COMPLEXUS da Pontifícia Universidade Católica São Paulo - PUCSP (2019). Integrante do Núcleo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Ator do Grupo Teatral Elipsoidal. Possui Prêmio Nacional de Monografia Jurídica pelo Centro de Estudo das Sociedades e Advogados (2017). Membro e ativista jurídico do Centro de Direitos Humanos Irmã Dolores (2015). Integrou do Grupo de Pesquisa Floreal Gorini Cardobá - Argentina (2015).