NEPIM

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM IDENTIDADE METAMORFOSE – NEPIM

O NEPIM foi formalizado enquanto Núcleo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP em 1993, mas tem sua gênese ainda na década de 1970, em meio da chamada “Crise da Psicologia Social brasileira”, quando começou a surgir o que viria a constituir o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Identidade Social, coordenado por José Roberto Malufe no Programa de Psicologia da Educação. Com a integração de outro grupo, coordenado por Antonio da Costa Ciampa, que desenvolvia atividades semelhantes no Programa de Psicologia Social da mesma universidade, o grupo foi formalmente fundado em 1983, quando realizou o I Encontro Interdisciplinar sobre Identidade e marcou publicamente a sua existência. Em 1985, em homenagem a morte de Malufe e sob coordenação exclusiva de Ciampa a partir de então, o grupo passou a ser chamado Grupo de Pesquisa sobre Identidade “José Roberto Malufe” e, em 1990, teve acrescida a designação “Oficina Metamorfose” até a sua formalização como NEPIM três anos depois.

Atualmente tem como conceituação central de seus trabalhos o sintagma Identidade-Metamorfose-Emancipação, cuja preocupação está em estudar a realidade para compreender as metamorfoses da metamorfose humana e conhecer os significados e as possibilidades de emancipação nas sociedades contemporâneas, desenvolvendo ainda uma teorização a respeito dos processos de formação e transformação da identidade.

Objetivos:

  • Desenvolver fundamentos conceituais, metodológicos e históricos para elaborar uma proposta teórica a respeito da identidade humana como metamorfose.

  • Analisar condições e possibilidades de humanização e desumanização no mundo contemporâneo, discutindo-as, seja de forma retrospectiva, seja de forma prospectiva, e considerando aspectos tanto emancipatórios quanto regulatórios.

  • Estudar personagens sociais, que num contexto social e histórico determinado, constituem-se como referenciais identificatórios, analisando processos de construção e mudança de identidade sociais caracterizadas como definidoras de – e definidas por – categoriais sociais.

  • Examinar produções simbólicas (cosmovisões, universos simbólicos, ideologias, discursos, narrativas etc) que, apresentadas normativamente como discursos científicos, éticos, estéticos, jurídicos, teológicos, técnicos etc, expressam e, tendencialmente, concretizam políticas de identidade heterônomas ou emancipatórias.

O NEPIM esteve sob comando do Profº Drº Antonio da Costa Ciampa até 2018, quando este se aposentou, deixando como legado 76 dissertações e 52 teses orientadas. Desde então, o NEPIM passou a ser coordenado pela Prof.ª Dra. Cecília Pescatore Alves.

A metamorfose do estudo da identidade a partir das contribuições de Silvia Lane.pdf